27 de setembro de 2016

Sabor em todos os lados: aprenda a reaproveitar sobras de alimentos em novas receitas

Compartilhe pela rede:

É verdade: o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimento. São quase 40 milhões de toneladas por dia – isso poderia alimentar 19 milhões de pessoas. ):

Algumas coisas são difíceis de resolver, mas sempre existe um jeito de tentar – e, nesse caso, um jeito muito gostoso: você sabia que ao invés de colocar as cascas de abóbora ou a polpa de coco fora, pode fazer receitinhas muito saborosas?

Dá uma olhadinha nas 4 receitas gostosíssimas que reaproveitam sobras de alimento e que você pode fazer em casa. Além de ajudar o resto do mundo, você também economiza e experimenta novos sabores:

Leite de Coco com cascas da fruta: cheio de vitaminas benéficas para a sua saúde – principalmente para quem tem intolerância à lactose – esse leite vegetal é bem famoso nas culinárias tailandesa e baiana e, agora, pode ser aí na sua casa. Você pode usá-lo em milk-shakes, vitaminas, bolos e sorvetes. Dá uma olhada na receita:

Ingredientes

1 copo de polpa de coco
5 copos de água quente

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificado e coe num pano fino ou coador.

Rende 1 litro. Pode ser conservado por 3 dias na geladeira.

Hambúrguer de Feijão Preto: com as sobras de arroz integral e feijão do almoço, você pode preparar uma delícia para o jantar: esse hambúrguer vegetariano vai te apresentar um gostinho único. Olha só:

Ingredientes

1 xícara do arroz cozido
1 xícara do feijão
1/2 cebola roxa processada
4 dentes de alho picados
2 colheres (chá) de páprica defumada
sal marinho
1 copo de semente de girassol tostada
1 colher (chá) de azeite de oliva extravirgem
1/2 xícara (chá) de coentro fresco
pimenta do reino preta a gosto

Modo de preparo: bata o alho, a páprica, o sal, as sementes de girassol e o azeite no processador até ficar com textura de farinha de rosca. Adicione o coentro e pulse até ficar incorporado. Transfira a mistura para uma tigela, misture a cebola e tempere com pimenta-do-reino. Coloque o feijão-preto em um pouco de água no processador e processe até ficar homogêneo. Adicione o feijão processado e o arroz a tigela com os temperos. Misture tudo com as mãos, prove e adicione os temperos que achar necessários. Pegue um pouco da massa e modele em formato de hambúrguer. Não deixe os muito finos. Coloque em uma assadeira untada com azeite ou óleo. Leve ao forno para assar por 30 minutos. Hmm, delicioso, né?

Salada de Casca de Abóbora: não é novidade pra ninguém que a casca da abóbora é super nutritiva e pode ser usada em receitas como sopas e refogados de legumes e até numa saladinha gostosa:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de casca de abóbora
1 xícara (chá) de tomate picado
1/2 xícara (chá) de cebola picada
Sal marinho a gosto
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo: lave a abóbora em água corrente, descasque e rale a casca. Em uma panela, coloque água para ferver e cozinhe a casca de abóbora. Depois de cozida, escorra a água e deixe esfriar. Junte o tomate, a cebola, o sal e o azeite. Leve à geladeira. Sirva fria.

Obs.: Ah! As sementes do fruto podem ser lavadas, secas e assadas no forno para serem consumidas como lanchinho da tarde, por serem ricas em fibras, ômega 3, vitaminas E e A e, ainda, vão saciar sua fome.

Doce de Casca de Banana: quer jeito melhor de reaproveitar alimentos do que fazendo doce? Anote aí a receita:

Ingredientes

5 copos de cascas de banana picadas (lembre-se de lavá-las)
2 copos e meio copos de açúcar demerara ou mascavo.

Modo de preparo: cozinhe as cascas em pouca água até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liquidificador e passe por uma peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela. Deixe esfriar e sirva. Conserve na geladeira por até 2 dias.

Fonte: Blog Italínea

Galeria de Imagens